SE FALTAR CHOPP É SÓ GRITAR - CHOPP MOTORRAD

A história da chopp motorrad teve inicio em 1985, quando o então o saudoso Horácio Braun (1949-2007) em parceria com Ingo Penz tiveram a brilhante idéia de criar o primeiro veículo e irreverência da história dos desfiles da Okoberfest. Chamado de Bier Farra o possante era constituído de duas bicicletas acopladas que levavam um barril de chopp entre elas. Devido ao grande peso transportado, as dificuldades em pedalar depois de alguns chopp’s e das dores nas panturrilhas, no ano seguinte em 1986, foi assistindo o filme Fugindo do Inferno com Steve McQueen que tinha um sidecar acoplado a uma moto, que Ingo teve a idéia de criar a Chopp Motorrad, com um barril de 30 litros de chopp.

No ano seguinte, em 1986 a Bier Farra abriu o desfile da Oktoberfest e no final do desfile, todos tiveram a oportunidade de conhecer a Chopp Motorrad.

A moto Java da Tchecoslováquia 250c, ano 1951 tem mais de 50 mil quilômetros rodados, segundo Penz, mais de 250.000 pessoas já foram agraciados com chopp da mais querida distribuidora de chopp de Blumenau. Em cada edição da festa, são distribuídos em média 1.000 a 1.200 litros de chopp. Considerando desfiles da Oktoberfest e outros eventos, ao todo já foram distribuídos mais de 50 mil litros de chopp.

E se engana quem pensa que a Chopp Motorrad só sai da garagem durante a Oktoberfest. Durante esse ano, estados como, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram a oportunidade de ver de perto o veículo e conhecer mais sobre a maior festa alemã das Américas. Ainda em São Paulo, a Chopp Motorrad foi reconhecida com prêmio de melhor originalidade.

Quem, no mês de outubro durante a Oktoberfest nunca viu/ouviu uma moto distribuindo chopp de graça pela rua XV de Novembro no centro de Blumenau? Seja blumenauense ou turista, o fato é que essa raridade encanta a todas as gerações, do netinho ao avô todos são contagiados pela alegria desse ícone da Oktoberfest. Segundo Ingo, a identificação do público com a moto se dá ao tempo em que a moto distribui chopp, além disso, “a simplicidade e originalidade chamam a atenção, já que diferente de outras alegorias, a moto não é maquiada”.

Desde 2002, a cervejaria Eisenbahn disponibiliza o liquido para distribuição. O chopp artesanal obedece a lei da pureza (não leva química) e é fabricado em Blumenau.

Com um repertório próprio a Chopp Motorrad desfila distribuindo chopp e muita alegria por onde passa. A música animada e personalizada é criação da Banda Cavalinho Branco.

Esse ano quem estivesse devidamente trajado com a roupa típica alemã poderia desfilar com a Chopp Motorrad. Para 2010, a intenção é cadastrar os integrantes, assim como já existe com o grupo de Stammtisch que até 2007 freqüentava todas às quintas-feiras a cervejaria Eisenbahn.

Na agenda da Chopp Motorrad já estão programadas viagens à Kerbfest em Piratuba/SC, festa Pomerana em Pomerode/SC, à Sommerfest que acontece de dezembro a fevereiro em Blumenau. Além da divulgação pelo litoral catarinense.


A ùltima foto da matéria é de Marcelo Martins

Por João Vitor Korc

Nenhum comentário:

Postar um comentário