SEGURANÇA, PONTO FORTE DA 26ª OKTOBERFEST

A palavra de ordem por aqui é alegria. Até hoje, mais de 214 mil pessoas já passaram pelo Parque Vila Germânica e consumiram 193.958 mil litros de chopp. E em véspera de feriado a organização do evento espera um público estimado de 300 mil pessoas. Em uma ação integrada, as policias Civil e Militar trabalham juntas.

Esse ano, com sede fixa em frente ao Parque Vila Germânica a Policia Militar de Blumenau conta com 80 policiais nos finais de semana espalhados pelos três setores da festa, o efetivo conta ainda com 12 câmeras de vigilância. Segundo o capitão Evandro Cruz o policiamento ostensivo tem como principal objetivo inibir furtos. “Nada escapa aos nossos olhos”, destaca o capitão.

De acordo com Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, os índices positivos de segurança são resultado de um trabalho contínuo. “Este ano tentamos melhorar ainda mais o quesito segurança, fundamental para que os festeiros possam aproveitar a festa”.

Durante os dias de semana o efetivo é composto de 50 a 60 pessoas. Policiais de Joinville, Laguna, Florianópolis e Rio do Sul reforçam o trabalho. Na área externa da festa a Policia Militar está presente com pelotão de trânsito (motos e viaturas), Barreiras, Bike Patrulha, além de cavalos trazidos da cavalaria de Florianópolis. Mas o maior aliado, durante o dia, é o helicóptero. “Ele pode atender até mesmo casos médicos, em caso de necessidade”, comenta capitão Evandro.

A Policia Civil também conta com reforço no que diz respeito a estrutura na 26ª Oktoberfest. Uma delegacia móvel está em um ônibus em frente ao Parque Vila Germânica. O delegado da Policia Civil, Carlos Dirceu Silva, destaca que procedimentos como registro dos flagrantes, termos de circunstancia, encaminhamento de pedidos de inquérito e boletins de ocorrência podem ser feitos no local. São três profissionais na base e mais 15 trabalhando no apoio e circulando pela festa.

Achados e perdidos:

Quando o visitante notar o sumiço de algum pertence, basta se dirigir à delegacia móvel e registrar um boletim de ocorrência. Ao final de cada noite, objetos e documentos encontrados no Parque Vila Germânica ou no entorno da festa, são encaminhados à central de policia da cidade.

Até a oitava noite de festa nenhum incidente grave foi registrado, apenas extravio de objetos. A boa notícia, é que de 46 pertences perdidos, 18 foram devolvidos a seus donos. No Corpo de Bombeiros o número de atendimentos também é pequeno, com apenas cinco registros. E para manter baixo o nível de ocorrências as autoridades de segurança citam algumas regrinhas simples, mas que evitam maiores problemas.

- Não deixar dinheiro visível
- Não carregar carteiras ou bolsas na parte de trás
- Evite andar sozinho. Se estiver em grupo, não se ausente por muito tempo
- Evitar excessos com bebida Se beber, não dirija!
- Divirta-se sem criar tumultos ou problemas
- Se vier de carro, procure deixá-lo em um estacionamento credenciado ou em local iluminado, onde tenha fluxo de pessoas
- Não deixe objetos visíveis nos veículos
- Em caso de emergência, acione o 190.
Fonte: Policia Militar
A Voz da Razão


Por João Vitor Korc

Nenhum comentário:

Postar um comentário