OS BASTIDORES DOS DESFILES DA OKTOBERFEST

Carros alegóricos, trajes típicos e o tradicional caneco de chopp são itens que não podem faltar nos desfiles da maior festa alemã das Américas. Esses e outros motivos são fazem parte das características da tradição alemã e dão o charme que encanta blumenauenses e turistas.

O que muitos apreciadores dos tradicionais desfiles não sabem, é que a comissão responsável pela organização do evento trabalha durante o ano todo para que os desfiles da festa saiam perfeitos. Segundo a coordenadora dos desfiles, Lilian Ribeiro, quatro pessoas são responsáveis por organizar o desfile da Oktoberfest de Blumenau, essa equipe é a mesma há 22 anos, a experiência de tantos anos, segundo Lilian é um ponto positivo “já que a equipe conhece os pontos positivos e negativos dos desfiles”.

Ela explica que na cidade de Munique na Alemanha, a mesma profissional trabalha há 30 anos com a responsabilidade de organizar os desfiles – que é sempre um sucesso. Sem contar com os auxiliares, em Blumenau - “aqueles amarelinhos” que você vê ao longo da rua XV de Novembro durante os desfiles, cada um deles tem a responsabilidade de ordenar de quatro a cinco atrações.


O trabalho da comissão do desfile, a cada ano toma proporções maiores devido a quantidade de atrações que surgem ano a ano. Mas, saiba que para participar dos desfiles da Oktoberfest as atrações passam por rigorosas avaliações da comissão: o uso de roupas típicas, o consumo de chopp dos patrocinadores da festa, a utilização de alegorias decoradas com flores naturais, são apenas alguns dos pontos avaliados. Lilian explica esse processo de seleção como uma forma de preservar as características dos desfiles.

Dentro desse contexto, uma das maiores novidades e que estreou esse ano nos desfiles da Oktoberfest é a fantástica fábrica de chope. Criada por Cleber e Leandro Maçaneiro e Streel Dream é um carro que representa a fabricação do chope. Todo feito em estrutura metálica tubular, com música e principalmente muito chope. Extremamente divertido, possui duas gangorras que tem como função, bombear o chope, com seis ocupantes, muitos barris de chope acoplados, um tonel de chope com fumaça cheirosa e ainda é acompanhado por quatro mulheres.

Uma das preocupações da comissão durante a realização dos desfiles é separar as crianças das bebidas alcoólicas, “dependendo da atração, se tiver cerveja, não pode ter criança”. Outra informação importante que é que nos últimos anos, houve um aumento da participação dos jovens blumenauenses usando trajes típicos, antes item fora de cogitação para muitos.

Depois de um ano inteiro, de muita correria, stress entre outros ingredientes apimentados o trabalho é coroado com o sorriso de quem fica vislumbrado com o desfile, prova disso é a quantidade de pessoas que acompanha o desfile, no ultimo, 12 mil pessoas se reuniram para prestigiar. Lilian explica a emoção de comandar o desfile da Oktoberfest de Blumenau “é um prazer inigualável, de dever cumprido”.
E domingo (18) tem o último desfile da 26ª Oktoberfest, dessa vez às 10h, que já deixa saudades mas ainda pode ser aproveitada até a tarde, enquanto acontece a eleição das soberanas que irão representar a 27ª Oktoberfest.

A COMISSÃO DO DESFILE:
Lilian Ribeiro
Rosane Becktold
Luiz Alberto Isphair
Carlos Augusto Schlemper
.
FONTE: Divulgação - Tito Duarte - Clic Rbs
.
Por João Vitor Korc

Nenhum comentário:

Postar um comentário