O PRIMEIRO DESFILE NA OKTOBER A GENTE NUNCA ESQUECE

O desfile de ontem (03) teve sabor especial para a cidade de Blumenau, já que devido ao mau tempo, não tivemos o desfile de abertura que seria realizado na última quinta-feira (01).

Ontem, durante todo o dia, todos os caminhos levavam turistas e blumenauenses à rua XV de Novembro, cartão postal da cidade e dos desfiles da maior festa alemã das Américas. Mais uma vez, estive “in loco” e prestigiei a celebração da cultura germânica na cidade de Blumenau. Desta vez, eu não estava na calçada ou na sacada de algum prédio. Vesti a “farda” e fui representar os vários Fritz que por aqui passaram durante a colonização da nossa cidade, e assim a fizeram ser o que é hoje.

E olha eu alí na foto, fui flagrado pelo fotógrafo Marcelo Martins da Prefeitura Municipal de Blumenau, abanando para alguns amigos. Usando suspensório, camisa branca, meia longa com sapato, um chapéu e como não poderia deixar de ser, levei minha caneca de chopp. Já que como diz a música do grupo (letra) pelo qual desfilei, “o negócio é beber pra não comer de estomago vazio”. Distribuindo muito chopp e alegria durante os quase 40 minutos em que a Chop Motorrad desfilou, pude perceber como o público se identifica com essa cultura. Com 108 atrações e mais de 2,5 mil figurantes, o desfile levou emoção à quem prestigiou o evento.

Assim, com muita alegria e contando com o gogó do público, a rua XV foi palco do ápice de felicidade durante a tarde. Mais de 25 mil pessoas entre turistas e blumenauenses fizeram com que o desfile de ontem tivesse um colorido diferente. Uma das imagens que mais me chamou atenção foi a quantidade de crianças que vestiam o traje típico alemão.

Seja assistindo ou participando – o primeiro desfile a gente nunca esquece. Então, Ingo Penz, sob a moto Java 1951 e sua turma, prometem sacudir mais uma vez a rua XV de Novembro na próxima quarta-feira (07/10) às 19h30min em mais um desfile da 26ª Oktoberfest, regado a muito chopp e alegria.


PS: Quando eu apenas assistia os desfiles e não tinha um conhecimento aprofundado sobre determinado grupo, eu não sentia tanto interesse pela raiz cultural alemã. E sinceramente, eu prefiro fazer parte dessa história pelo ângulo diferente que conheci ontem, afinal, não é toda cidade que tem a honra de realizar a maior festa alemã das Américas, reunindo dança, gastronomia e bebidas. E tendo como aliado, vários locais na cidade oferecendo a cultura germânica.

Por João Vitor Korc

2 comentários:

Anônimo disse...

Que post lindo!
Eu como blumenauense, alemã e apaixonada pela nossa cultura sinto como se os seus comentários fossem pra mim, minha mãe, meus avós e bisavós que vieram da alemanha e contribuiram pra tudo isso.
Você realmente está de parabéns!

Cervejaria Kremer disse...

Gostei muito do post! Parabéns!
Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local previlegiado, utiliza água da serra e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
Acesse www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!

Postar um comentário