HOJE COMEÇA A MAIOR FESTA ALEMÃ DAS AMÉRICAS

A maior festa do chope é a de Munique na Alemanha, criada em 1810 no casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia. A versão blumenauense da festa nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. A primeira edição da Oktoberfest de Blumenau aconteceu em 1984.

Em Blumenau a Oktoberfest já faz parte da história de cada habitante da cidade. São 18 dias de festa em que os blumenauenses se integram com turistas de todo o Brasil e do exterior. Não há quem não se encante com os desfiles da Rua XV de Novembro, com a participação da Sociedade de Atiradores (Clubes de Caça e Tiro), com a apresentação dos Grupos Folclóricos e com a primorosa organização da festa.

A Oktoberfest de Blumenau ostenta um número admirável: em suas 25 edições reuniu mais de 16 milhões de pessoas no Parque Vila Germânica. Todas as tradições alemãs afloram na sua máxima expressão através da música, da dança, dos belos trajes, da refinada culinária típica e do saboroso chope. Em sua 26ª edição, a expectativa é que 700 mil pessoas prestigiem a maior festa alemã das Américas.

Se por um lado a expectativa é de bom público, por outro lado o investimento para a 26ª edição não fica atrás. Os desfiles serão inspirados nas comemorações dos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. A proposta é fazer uma ponte entre o passado e o presente. O tema será explorado em 15 carros alegóricos.

Os desfiles destacam ainda alguns pontos turísticos do município, a exemplo do Bierwagen (Jardim da Cerveja – durante a colonização o local serviu como ponto de desembarque dos primeiros imigrantes alemães).
Sucesso nas duas edições anteriores, o Jardim da Cerveja vai abrir mais cedo nos finais de semana para oferecer variedade de chope nacional e artesanal, além de cervejas importadas.

Segundo o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, a proposta da organização é “melhorar a festa a cada ano, oferecendo variedade e opções de lazer e entretenimento para todos”. Seja à melhor idade, adulto, jovem ou criança a Oktoberfest está atenta a todos os detalhes, desde a segurança dos pequenos com a kinder haus, variedade de alimentação e bebidas, segurança, e lojas de artigos alemães espalhados pelo Parque Vila Germânica, nem na hora de ir embora o visitante foi esquecido, e é a equipe da Oktober Segura que tem a responsabilidade de alertar e conscientizar os motoristas que beberam para a segurança no trânsito na volta para casa.

Foto: Béio Cardoso
Foto: Jean C. Oecksler

Por João Vitor Korc

Nenhum comentário:

Postar um comentário