Um espaço para confraternização, os amigos e muita alegria. Esse é o espírito das sociedades de atiradores (Caça e Tiro) de Blumenau, que além de preservarem os costumes e tradições trazidos na bagagem pelos imigrantes alemães, também representam relevante papel social, cultural, político e recreativo. Assim, criaram uma oportunidade para que o colono imigrante encontrasse os amigos. A primeira sociedade surgiu em 1859, e recebeu o nome de Schützenverein Blumenau, hoje atual Tabajara Tênis Clube que atualmente mais afiliado a Associação.

As Festas de Rei (Schützenfest), na época da Colônia Blumenau, ocorriam durante três dias e tinham a finalidade de divertir, unir e manter as tradições através de manifestações sociais, recreativas e culturais.
A FESTA NOS TEMPOS DA COLÔNIA:
1º dia: (Domingo) era reservado para o festejo religioso dos católicos e protestantes.
2º dia: Às 6h, a população era despertada pelo toque de alvorada e pelo estrondo de três tiros de morteiros. Este segundo dia estava reservado para as competições. Em coluna de dois, ostentando medalhas conquistadas em disputas anteriores, ordenados pelo capitão ao ritmo de uma banda, os participantes marchavam em busca do rei e seus cavalheiros. As ruas onde o desfile passava eram enfeitadas com flores e palmiteiros, e a bandeira da sociedade era ostentada à frente do marchadores. Chegando-se à sede, começavam as competições. Neste dia era realizado um banquete de confraternização. À noite havia a apresentação de uma peça teatral e os corais também se faziam presentes.
3º dia: Era dada a continuação das competições até ao entardecer. O capitão ordenava o retorno do desfile. O encerramento desta festa culminava com um grande baile, onde todos dançavam. O baile sempre começava com a dança da Poloneise. Durante o baile eram anunciados o novo rei e seus cavalheiros.
Em 13 de janeiro de 1938, o governo de Santa Catarina estabeleceu a primeira lei repressiva ao proibir o uso de nomes estrangeiros em sedes ou núcleos de população, estabelecimentos escolares ou outros que recebessem auxílio ou favor do Estado ou dos municípios. Em conseqüência, os Schützenvereine passaram a ter novas denominações.

Mesmo com as diversas atividades oferecidas aos sócios e à comunidade blumenauense, os clubes passam por dificuldades financeiras para preservar os costumes e tradições trazidas pelos imigrantes. Segundo o presidente da ACCTB, Moacyr Flor, “apesar dos sócios contribuírem financeiramente com os clubes, é graças a ajuda do governo Estadual e Municipal que conseguimos nos manter”.
E é através da maior festa alemã das Américas é que as sociedades de atiradores têm um contato mais próximo com os turistas e blumenauenses que não participam dos clubes. Com um espaço destinado no fundo do Setor 1 do Parque Vila Germânica, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a cultura dos clubes, participar de competições e ainda ganhar prêmios.

AS MODALIDADES:
Tiro: Com o valor de 3,00 (reais), o competidor tem até cinco chances de acertar o alvo, buscando a pontuação a melhor pontuação:
3º 39 à 42 pontos
2º 43 à 46 pontos
1º 47 à 50 pontos
Bocha 48: Com o valor de 3,00 (reais), o competidor tem quatro chances para chegar a melhor pontuação:
3º 31 à 36 pontos
2º 37 à 42 pontos
1º 43 à 48 pontos
Bolão: Com o valor de 2,00 (reais), o competidor tem quatro chances para derrubar os 9 pinos buscando a melhor pontuação:
3º 25 à 28 pontos
2º 29 à 32 pontos
1º 33 à 36 pontos
Pássaro: Com o valor de 2,00 (reais), o competidor tem cinco chances para chegar a melhor pontuação:
3º 36 à 40 pontos
2º 41 à 45 pontos
1º 46 à 50 pontos
A PREMIAÇÃO:
1º Caneco
2º Tirante
3º Medalha
NOVIDADE EM 2010
O projeto para 2010 para que as Sociedades de Atiradores abram as portas aos turistas durante o ano, foi aprovada. Assim, turistas que passarem por Blumenau, terão a oportunidade de conhecer de perto a cultura dos primeiros imigrantes. As quatro sociedades que aceitaram a proposta foram o Clube de Caça e Tiro Testo Salto, o Clube Recreativo Esportivo Concórdia, no bairro da Velha, a Sociedade Recreativa Desportiva Serrinha, na Vila Itoupava e o Clube Blumenauense de Caça e Tiro, localizado no bairro Vorstadt. Segundo Moacyr, o lançamento do projeto será realizado no dia 06/12 no Clube de Caça e Tiro Testo Salto. Nessa oportunidade, os clubes terão a chance de apresentar sua história, e realizar uma amostra do que terão de melhor para apresentar aos turistas. Moacyr já adiantou, a primeira sociedade a recepcionar os primeiros turistas em 2010 vai ser a Sociedade Recreativa Desportiva Serrinha.
Quem quiser conhecer mais sobre os Clubes pode acessar o site da Associação dos Clubes de caça e tiro: http://www.clubesdecacaetiro.com.br/.
Por João Vitor Korc
Um comentário:
muito interessante a matéria! parabéns
Postar um comentário