DONA ODETE, A COSTUREIRA DAS REALEZAS DEBUTA ESTE ANO

Lindas, elegantes e muito bem vestidas, essas são qualidades das soberanas da 26ª Oktoberfest. Durante todo o ano de 2009 a Rainha Vanessa Chacorowski acompanhada pelas princesas Jussara Schwanz e Bruna Philippi, foram responsáveis por divulgar a cultura alemã por todo o Brasil e alguns países da América Latina, sempre trajadas com a roupa típica alemã. A responsabilidade de vestir as realezas é assumida há 15 anos por Dona Odete. A costureira iniciou na profissão, exatamente confeccionando as vestes das majestades da 12ª edição da Oktoberfest realizada em 1995.

A costureira utiliza tecidos nobres como, veludo, chanton, tafetá de seda pura, além de detalhes bordados na confecção de saias e blusas. Segundo Dona Odete, “são utilizados de três a quatro tipos diferentes de tecido em cada vestido”. Ela comenta ainda que, cada vestido leva de dois a três dias para ficar pronto.

Os trajes são sempre uma surpresa para todos, Dona Odete não quis revelar o que produziu para este ano, mas deu pistas do que as realezas vestirão durante a 26ª Oktoberfest, “usei tons de rosa envelhecido, tecidos listrado, xadrez e rendas”, comenta orgulhosa por fazer parte da maior festa Alemã das Américas. Empenhada, ela mesma desenha e escolhe as cores das roupas. No ano passado os trajes tinham cores das bandeiras de Brasil e Alemanha, combinações únicas e produzidas com muito amor e carinho.

Dona Odete tem loja própria de aluguel e venda de trajes típicos. O valor de compra para um traje custa a partir de 180,00 reais, sem limite de preço, já que o valor depende do material utilizado na confecção.

Então, para quem ainda não sabe o que vai vestir, fica a dica:

ODETE TRAJES TÍPICOS
Rua Alberto Stein, 199 (ao fundo na imagem, a entrada principal do Parque Vila Germânica)
Contato: (47) 3326-5935‎

Foto: Divulgação e Bruna Blogoslawski

Por João Vitor Korc

Um comentário:

Unknown disse...

Fala em trajes típicos para oktober é lembra da dona Odete.
são lindos e d 1ª linha tenho q ir essa semana pra compra mais um pra mim...

Postar um comentário